Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade

Palestrantes

Karina Alencar

Coordenadora Adjunta de Reuso e Dessalinização da ABES e Cedae

Mestre em Engenharia Ambiental e Sanitária (UERJ, 2022), pós-graduada em relações internacionais com ênfase em desenvolvimento (PUC-Rio, 2006), formada em economia (PUC-Rio, 2004). Fala inglês e francês fluente. Atualmente é chefe do departamento de engenharia e trabalha com gerenciamento de contratos de grandes obras. Ingressou na CEDAE como economista no concurso de 2010. Trabalhou com auditoria de contratos, em seguida na gerência financeira contabilizando os históricos de custos e resultados da companhia. Foi promovida a assistente administrativo financeiro da Diretoria de esgotos onde realizou trabalhos de viabilidade econômica de negócios em esgotamento, e controle financeiro da diretoria. Em 2019 realizou levantamento de custos em todas as unidades operacionais de ETA e ETE da CEDAE na RMRJ, em água e esgoto, procurando minimizar custos e aumentar a eficiência do sistema e observar a depreciação dos ativos e o reflexo no planejamento de investimentos e equilíbrio tarifário. Em 2019 tornou-se coordenadora adjunta de reuso e dessalinização da ABES, que está até o momento.
Em 2022 defendeu dissertação sobre viabilidade técnica-econômica e mapeamento comercial do reúso nos estados de RJ, SP, MG, ES, CE e PE. Foi produtora e apresentadora de lives quinzenais “Tendências de Saneamento” com grupos de especialistas, empresários, concessionárias públicas e privadas, gestores públicos do Brasil (you tube, canal IAUB). Foi designada pelo presidente como membro do CEDAE – Monitora COVID visando identificar concentração de SARS-COVID-2 nos esgotos sanitários da RMRJ e contribuir para decisões sobre políticas de saúde. De 2021 a 2022 foi Diretora Comitê Guandu. Desde 2022 é Conselheira do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI- RJ). Atualmente participa do Podcast Inova Rio, onde entrevistou o Presidente do Conselho de Administração da CEDAE (Sr Sérgio Sá) e tratou sobre a inovação e transformação da companhia no novo modelo com as concessionárias privadas, entrevistou o Secretário Nelson Rocha (SEPLAG) sobre o PROJETO ECONOMIA VERDE – Construção bolsa de ativos sustentáveis para atrair investimentos, em especial internacionais. Foi palestrante no Glocal 2022 – Agenda 2030 (Marina , RJ). Foi moderadora no SANEARio 2022, captação de tempo seco com as novas concessionárias do RJ. Foi palestrante CEDAE sobre Reúso de efluentes e seu papel para a segurança hídrica no 31° Congresso Brasileiro da ABES (2021). Palestrante sobre Reúso como fonte alternativa para a disponibilidade hídrica no Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (2021). Entrevistada no Programa Ponto de Equilíbrio, sobre o novo marco legal – TV União de Natal (2021). Realizou estágio docente como professora substituta nas aulas de Sistema de Abastecimento de Água (SAA), Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), Epidemiologia Ambiental UERJ – Faculdade de Engenharia, 2021. Teve artigos publicados sobre saneamento no 31º Congresso da ABES (2021), Revista GESTA (2021), Revista TAE (2020), Revista Meio Ambiente Rio (2020), Digitalwater (2020), Revista Meio Ambiente Industrial (2020).

Compartilhe:

Outros palestrantes

Um evento inovador que traz as discussões mais importantes sobre o saneamento ambiental e a transição energética no Brasil

Congressistas
4300
Painéis
0
Visitantes
9300
Área ocupada
3000
Expositores
0
  • 00Dias
  • 00Hora
  • 00Minutos
  • 00Segundos

A contagem regressiva já começou. Prepare-se!

Realização
Organização

33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – FITABES 2025

25 a 28 de maio de 2025
Brasília – DF

Receba as novidades do evento:

33º Congresso da ABES / Fitabes 2025
©2024 – Todos os direitos reservados