Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade

Palestrantes

Josué Rocha

Vice-Presidente da ABES Seção Pará

Graduação: Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Pós-Graduação: Gestão, Consultoria e Auditoria Ambiental pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM); Especialização: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).
Engenheiro Sanitarista formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2006. Pós-graduado em Gestão e Auditoria Ambiental e especialista em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Início da atuação profissional em 1998, como técnico em saneamento formado pela Escola Técnica Federal (ETFPA), atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Mais de duas décadas de experiência em: projetos de saneamento; fiscalização de Obras e operação de sistemas de abastecimento de água (SAA); esgotamento sanitário (SES); elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS); realização de monitoramentos ambientais, gestão de recursos hídricos; elaboração de EIA/RIMA e consultoria para licenciamento ambiental. Coaching de pontos fortes certificado pela GALLUP e especialista em análise comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), com certificação em liderança e Coaching pela Universidade de OHIO, Athens Estados Unidos. Palestrante focado nos temas: saneamento popular, educação ambiental, gestão comunitária das águas e empreendedorismo ambiental. Sócio-Diretor do Grupo SAMNIT, criador da estratégia CIS&M (empreendedores integrados), idealizador da Rede Sã e do Movimento SANULUS de educação ambiental popular e solidária, idealizado em 2012. Atualmente o Movimento SANULUS vem se dedicando a implantação do Círculo de Práticas de Saúde Ambiental (Circulo PSA) objetivando a potencialização de organizações comunitárias para atuação direta na proteção e melhoria da qualidade de cursos d’gua próximos a aglomerados subnormais.

Compartilhe:

Outros palestrantes

Um evento inovador que traz as discussões mais importantes sobre o saneamento ambiental e a transição energética no Brasil

Congressistas
4300
Painéis
0
Visitantes
9300
Área ocupada
3000
Expositores
0
  • 00Dias
  • 00Hora
  • 00Minutos
  • 00Segundos

A contagem regressiva já começou. Prepare-se!

Realização
Organização

33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – FITABES 2025

25 a 28 de maio de 2025
Brasília – DF

Receba as novidades do evento:

33º Congresso da ABES / Fitabes 2025
©2024 – Todos os direitos reservados