Natural de Salvador, Leonardo Góes Silva é Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Atualmente é Aluno do Curso de MBA com Especialização na área de Parcerias Públicas-Privadas e Concessões, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESP.
Em abril de 2006, ingressou no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, por concurso público, como Perito Federal Agrário.
Na autarquia, foi Assistente Técnico, Chefe da Divisão de Obtenção de Terras, Superintendente Regional no Estado de Sergipe entre 2012 e 2015 e Diretor de Programa, de 2015 a 2016. Assumiu a Presidência do Incra entre maio de 2016 e dezembro de 2018.
Em fevereiro de 2019, foi nomeado pelo outrora Governador da Bahia Rui Costa, Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), onde permaneceu até março de 2022. Nesse período, foi Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia – CERB e Conselheiro de Administração da Habitação e Urbanização da Bahia S/A – URBIS.
Recentemente foi nomeado pelo Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, do qual solicitou exoneração para, a convite do então Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, presidir à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).