selo_evento

Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade

Notícias

Com plenária lotada, cerimônia de abertura do 32º Congresso da ABES destaca universalização do saneamento

Autoridades falaram dos desafios do Marco Regulatório e ressaltaram a importância do Congresso para evolução dos debates e ações.
Compartilhe:

A universalização dos serviços de saneamento foi o tema de destaque na fala dos participantes, durante a abertura do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – o Congresso da ABES, no último domingo, 21 de maio, em Belo Horizonte/MG, juntamente com a FItabes – Feira Internacional de Tecnologias e Saneamento Ambiental. Com um público de aproximadamente 1.400 pessoas, a cerimônia de inauguração da edição 2023 do mais importante evento de saneamento ambiental do país foi realizada no Expominas e contou com a presença das mais importantes autoridades, entre os quais o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, e o secretário nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, e representantes das associações do setor de saneamento.

Cliqiue aqui e confira as imagens do evento

O presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, e a presidente da ABES Seção Minas Gerais, Flávia Mourão Parreira do Amaral, deram as boas-vindas aos congressistas, destacando a importância deste grande evento pós-pandemia.

Integraram a mesa de abertura o secretário Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte, José Reis Nogueira, representando o prefeito Fuad Noman; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Marília Carvalho de Melo; o diretor Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, Filipe de Mello Sampaio Cunha, representando a diretora-presidente, Verônica Sanchez; o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria; o secretário de Estado de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, que convidou todos a estarem presentes na próxima edição do Congresso da ABES, na cidade de Brasília, em 2025; o presidente da AIDIS (Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental), José Luis Inglese; o vice-presidente Regional Sudeste da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), Munir Abud; o presidente da ABRHidro (Associação Brasileira de Recursos Hídricos), Cristóvão Vicente Scapulatempo Fernandes; o presidente da ABAR (Associação Brasileira de Agências Reguladoras), Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides; o presidente da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), Rodopiano Marques Evangelista; o diretor presidente da Mútua (Mútua-MG Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), Francisco Almeida; a presidente da Sindesam (Sindicato Nacional das Indústrias de Saneamento Básico e Ambiental), Estela Testa; José Eduardo Gobbi, representando o presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas ABAS, José Paulo Neto; e o diretor-executivo da Abcon/Sindcon (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), Percy Soares.

Na ocasião, Alceu Bittencourt expressou sua alegria pela oportunidade de estar de volta, presencialmente, a esse importante espaço de encontro, debate e conhecimento. Ele agradeceu aos patrocinadores, à empresa anfitriã, Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), e a todas as equipes que trabalharam para tornar o evento uma realidade. Assista ao discurso do presidente da ABES:

Para Guilherme Augusto Duarte de Faria, presidente da Copasa, o evento ocorre em um momento oportuno para o saneamento do Brasil, já que o Marco Legal do Saneamento, além de apontar metas para a universalização, com prazo definido para 2033, ressalta a competitividade do setor. “Diante das mudanças propostas pela nova legislação, nós, prestadores dos serviços de saneamento, temos a obrigação de nos tornarmos cada vez mais eficientes e ampliar a capacidade de investimento de nossas empresas. Que sejamos, ao final do prazo estipulado, partícipes da universalização do saneamento”, pontuou.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo, relembrou sua primeira participação no Congresso da ABES, em 1999, na Paraíba, quando ainda era estudante de Engenharia Civil. Ela destacou que os congressos da ABES representam muito mais do que apenas espaços de discussão sobre saneamento. “Aqui é o espaço da ciência, da geração de conhecimento para aprimorarmos as políticas públicas de saneamento do país e vencer o grande desafio que é atingir a universalização”, afirmou.

“No saneamento, temos que unir forças e darmos as mãos para avançarmos”, enfatizou o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Filipe de Mello Sampaio Cunha. Para ele, o Congresso da ABES é fundamental para o debate das políticas públicas que podem contribuir para a universalização do saneamento. “Somos todos responsáveis pelo alcance das metas de cobertura de água potável e esgotamento sanitário, até 2033. Desde que a ANA recebeu a competência legal de editar normas de referência para o saneamento, a agência tem trabalhado para se estruturar e cumprir essa atribuição”, destacou.

O secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, que representou o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, reiterou a relevância do evento. “O Congresso é de suma relevância para que possamos alcançar o cumprimento das metas de universalização, definidas para 2033, e construir o futuro do saneamento no Brasil com bases sólidas”, disse.

A presidente da Seção Minas Gerais da ABES, Flávia Mourão, destacou que o diálogo e a integração de forças é fundamental para atingir a universalização dos serviços de saneamento. Ela agradeceu a todos que apoiaram e trabalharam na organização do evento e permitiram que ele se tornasse um grande ambiente de compartilhamento e diversidade. “Os congressos da ABES são espaços propícios para a construção das decisões que podem, de fato, contribuir para a universalização”.

Encerrando a cerimônia, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, agradeceu a oportunidade de o estado sediar o Congresso. “Certamente os debates que aqui acontecerão marcarão a evolução do Marco Legal do Saneamento e os mecanismos que vão possibilitar a universalização”, afirmou, na ocasião. Para ele, embora Minas Gerais tenha alcançado uma melhoria na coleta de esgoto e tratamento de água nos últimos anos, ainda preocupa que 18% da população do Estado não tenham acesso a esses serviços essenciais.

Assista ou reveja a cerimônia de abertura do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES:

Momento da abertura da Fitabes, em edição ampliada, uma das maiores feiras de tecnologia de saneamento ambiental da América Latina, reunindo as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias e inovação, produtos, serviços e equipamentos a um público altamente qualificado. A cada edição a feira se consolida também no mercado internacional.

A cerimônia de abertura do Congresso contou com apresentação da Orquestra Jovem das Gerais (OJG) Fundada em 1997, a orquestra é uma associação voltada para a promoção do desenvolvimento humano por meio do acesso à arte, cultura, educação e, sobretudo, à música clássica.

Realização
Exclusive Anfitriã
Patrocinador EXCLUSIVE
Patrocinador MAster
Patrocinador SUPER
Apoio institucional
APOIADORes DE MÍDIA
PRODUÇÃO

Expositores confirmados da Fitabes

logo

21 a 24 de maio de 2023
Belo Horizonte – MG

Receba nossa newsletter:

32º Congresso ABES ©2023 – Todos os direitos reservados