Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com Graduação Sanduíche realizada na “Universität Kassel”, da Alemanha, no tema Energias Renováveis. Mestre em Regulação do Setor Elétrico e Defesa da Concorrência pela Universidade de Brasília – UnB, tendo como tema de sua dissertação uma “Proposta de um modelo utilizando análise envoltória de dados – DEA na definição das metas dos indicadores da qualidade comercial das distribuidoras de energia elétrica – DER e FER”.
Mais de 15 anos de experiência na área consumerista, com Capacitação em Direito do Consumidor pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor do DPDC, e, no âmbito do setor elétrico, nas condições gerais de fornecimento de energia elétrica, Perdas Técnicas e Comerciais, tratamento de reclamações de consumidores, Ouvidoria, Call Center, pesquisas de satisfação e indicadores técnicos e comerciais .
Atua na ANEEL desde 2007, no cargo de Especialista em Regulação, onde desenvolveu atividades de Mediação de Conflitos e Ouvidoria. Foi coordenador da Ouvidoria Setorial da ANEEL de 2013 a 2017. Desde janeiro de 2017 atua como Superintendente Adjunto de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública.
Conduziu a Análise de Impacto Regulatório da regulação das Ouvidorias, trabalho que recebeu o Prêmio na Categoria “Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria”, no Concurso de Boas Práticas da CGU e o PRÊMIO DE OUVIDORIAS BRASIL 2013, da revista Consumidor Moderno. Possui certificação em AIR emitido pela “La Comisión Federal de Mejora Regulatoria y LATIN-REG (COFEMER – México)”.
Um dos idealizadores do “Prêmio Aneel de Ouvidorias”.
José Eduardo Gobbi
CVO “Chief Visionary Officer” da PROAG Consultoria e Engenharia Sanitária e Ambiental