Estande da companhia vai apresentar novos produtos, acessórios, serviços e certificações
A Saint-Gobain Canalização estará presente na 32ª edição da Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, que acontece entre os dias 21 e 24 de maio, em Belo Horizonte (MG) juntamente com a 32ª edição do Congresso da Abes. O estande de 88m² da empresa terá quatro ilhas de exposição: ÁGUA, ESGOTO, SERVIÇOS e ESG. Na noite de abertura do evento, haverá uma apresentação do projeto Música nas Escolas no espaço da companhia.
Na ilha ÁGUA, o destaque será o novo tubo BIOON. Uma inovação do tubo de ferro fundido dúctil, o produto é o carro-chefe da companhia para o transporte de água bruta e tratada. Na sua nova versão, o tubo ganhou um revestimento externo em epóxi líquido azul, uma tinta desenvolvida com exclusividade para essa linha da empresa. A alteração do revestimento externo e a coloração agregam muitos benefícios ao produto, trazendo mais resistência aos impactos, ao calor e à integridade da cor.
A ilha ESGOTO irá mostrar o aumento do portfólio de acessórios com novas válvulas e ventosas. Entre eles, a ventosa plástica tríplice função, utilizada para expelir o ar durante o processo de enchimento e esvaziamento da tubulação. Além de evitar a formação de vácuo no sistema, maximiza a eficiência do bombeamento.
Na ilha de Serviços haverá exposição do FILTRALITE e dos sensores da IBBX. O Filtralite é uma solução inovadora em argila expandida que vem a substituir areia ou areia e antracito em filtros convencionais utilizados em estações de tratamento de água em empresas de saneamento, indústrias, papeleiras e mineradoras. Entre os seus benefícios está a redução do consumo de energia, o aumento da capacidade de vazão de cada filtro, sem necessidade de construção de novos filtros, e a entrega de água potável de melhor qualidade.
Já os sensores da IBBX são uma parceria da Saint-Gobain Canalização com a startup IBBX para o fornecimento de três tipos de sensores wireless que melhoram a eficiência de indústrias, companhias de mineração e de saneamento. Os sensores são carregados via campo eletromagnético, oferecendo custo mais baixo e facilidade, pois podem ser instalados em locais afastados onde não há energia elétrica próxima.São três tipos de sensores: preditivo (para prever problemas futuros em equipamentos eletromecânicos); de pressão (voltado para tubulação de água das adutoras, o equipamento faz 500 leituras por segundo e é um detector de vazamento); e de eficiência energética (verifica a eficiência de equipamentos e contribui com leituras para redução do consumo de energia).
Na ilha sobre ESG, a empresa apresentará suas certificações ambientais de neutralidade de carbono, além de programas sociais, de diversidade/inclusão e de governança. Em 2022, a Saint-Gobain Canalização conquistou o certificado de Neutralidade de Carbono emitido pela ABNT, referente ao balanço das suas emissões e remoções de CO2 (escopo 1, emissões diretas de CO2e, e escopo 2, emissões indiretas de CO2e) em seus processos industriais. Um estudo feito pela consultoria Plantar Carbon nas fábricas Saint-Gobain Canalização Latam (Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro, e Itaúna, em Minas Gerais) e PAM Bioenergia (Bom Jardim de Minas, em Minas Gerais) demonstrou que, entre janeiro e dezembro de 2021, a remoção de carbono proveniente das florestas foi superior às emissões da companhia, resultando em um sumidouro de cerca de -100.000 toneladas de CO2e no mesmo período.
Sobre a Saint-Gobain Canalização
A Saint-Gobain Canalização, maior fornecedora de materiais para saneamento do Brasil e líder no fornecimento de soluções em ferro fundido na América Latina, é uma empresa brasileira do grupo francês Saint-Gobain (presente em 70 países e no Brasil desde 1937). A companhia fabrica tubos de ferro fundido dúctil utilizado em obras de grandes adutoras, além de acessórios como conexões, válvulas e tampões com a marca mundial PAM, oferecendo soluções completas para o setor de infraestrutura de água e esgoto; indústria; irrigação; mineração e construção civil, no Brasil e em todos os países da América Latina. A empresa tem atualmente 1.300 funcionários e instala mais de 1.500 km de tubo de ferro fundido dúctil no Brasil por ano.
No Brasil, a companhia conta com duas unidades fabris (Barra Mansa-RJ e Itaúna-MG), escritórios, unidades de negócio, centros de distribuição, representantes comerciais no Brasil e em toda a América Latina. Atualmente, 75% do que é produzido nas fábricas do Brasil ficam no país e 25% são direcionados à exportação, principalmente para a América Latina e parte para a Europa e África. A Saint-Gobain Canalização tem forte compromisso com a sustentabilidade – a companhia utiliza desde a sua fundação o carvão vegetal, material 100% renovável, na produção dos tubos de ferro fundido -, trabalha para se tornar Net Zero até 2050 e promove ações internas de equidade de gênero, inclusão social e diversidade. Em 2011, foi criada a Saint-Gobain Bioenergia, localizada em Bom Jardim de Minas, em Minas Gerais, para atender a demanda de carvão vegetal utilizado nos fornos para produção de tubos de ferro fundido.
Mais informações: https://www.sgpam.com.br/
Assessoria de Comunicação
Weber Shandwick
Juliana Machado Almeida