Apresentação
O que é o
Prêmio Jovem da água de Estocolmo?
O Stockholm Junior Water Prize (Prêmio SJWP) é uma competição internacional que reúne estudantes de 15 a 20 anos que desenvolveram projetos escolares com potencial de solucionar desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade. O Prêmio é organizado pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) desde 1997 e tem a Princesa Victoria da Suécia como Patrona. Atualmente, 40 países participam do SJWP, dos quais um é o Brasil, que ingressou na competição em 2017 e está em sua setima edição.
Quais são as
entidades organizadoras no Brasil?
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES
A ABES é uma associação com fins não econômicos que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais. A Associação tem como missão ser propulsora de atividades técnicocientíficas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas. Em 2010, a ABES criou um programa de desenvolvimento e aprimoramento de lideranças entre os jovens que começam a atuar na área do saneamento ambiental. O programa intitulado Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) promove ações técnico-científicas, solitárias, está presente em mais de 20 Estados brasileiros e conta com mais de um mil voluntários. Os integrantes do JPS são os responsáveis pela coordenação do Prêmio SJWP no Brasil.
Brazilcham Sweden Câmara Brasileira de Comércio na Suécia
A Brazilcham Sweden Câmara Brasileira de Comércio na Suécia, é uma organização sem fins lucrativos referência na intermediação de empresas brasileiras e suecas. A Câmara tem como missão a promoção e desenvolvimento de vínculos bilaterais entre Brasil e Suécia, proporcionando networking de alta qualidade e informações relevantes sobre oportunidades de negócios nos dois países.
Proposta 2023
Stockholm Junior Water Prize 2023 etapa Brasil no 32° Congresso da ABES
O Ano de 2023 será um ano singular na história do Brasil e do mundo. Os desafios relacionados a desigualdade social, a recessão econômica e a emergência climática demandam ações e ideias inovadoras que agreguem a sociedade em sua mais rica diversidade.
A proposta de 2023 busca unir dois eventos em um só. O maior congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Brasil se juntará ao Prêmio Jovem da Água de Estocolmo para criar um momento de integração entre os mais variados públicos de todos os cantos do país.
Em sua 32º edição, o CBESA (Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental) debaterá sobre os desafios para a universalização do saneamento e a sustentabilidade, tema que caminha lado a lado com a proposta do Prêmio. Neste formato, os finalistas estarão imersos em um ambiente de discussões voltadas para temáticas ambientais e de saneamento com os maiores profissionais do setor. Além disso, o fato de se realizar o prêmio em um evento desse porte garantirá uma visibilidade jamais alcançada anteriormente. Acadêmicos, profissionais e as maiores empresas do setor estarão presentes prestigiando os trabalhos apresentados e conhecendo o(a) mais novo(a) finalista para a premiação internacional.
Se em 2021 e 2022, projetos vindos de estudantes brasileiros do ensino médio, pautaram em nível mundial temáticas como a dos microplásticos e a dignidade menstrual. Muito há de se esperar da próxima edição do SJWP! A juventude brasileira tem muito a dizer e promover canais para ecoar essa voz tem sido o compromisso do Programa de Jovens Profissionais do Saneamento da ABES e da Brazilcham.
Programação do evento de premiação
16:00 – Abertura do evento de premiação
16:10 – Apresentação dos trabalhos finalistas do Prêmio SJWP
17:00 – Fala dos vencedores das edições anteriores e dos patrocinadores
17:20 – Apresentação artística
17:40 – Composição da mesa de autoridades com falas
18:10 – Entrega final do Prêmio