selo_evento

Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade

Notícias

Presidente da ABES-MG detalha expectativas para o Congresso da ABES 2023

O mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil será realizado de 21 a 24 de maio, na capital mineira. As inscrições estão abertas!
Compartilhe:

O mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil será realizado de 21 a 24 de maio, na capital mineira. As inscrições estão abertas!

A presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Minas Gerais – ABES-MG, Flávia Mourão Parreira do Amaral, detalhou as expectativas para o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – Congresso da ABES 2023. Neste ano, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil será realizado de 21 a 24 de maio de 2023, na capital mineira.

“Belo Horizonte sediou os Congressos de 1977 e 2007, tendo sido possível congregar atores diversos e produzir discussões de interesse de todo o país. Foram ocasiões significativas para a participação de profissionais e estudantes de Minas e para impulsionar novas conquistas para o saneamento ambiental. Neste Congresso de 2023, esperamos ter uma participação ainda maior, refletindo o amadurecimento dos núcleos voltados para o ensino e pesquisa, o crescimento da atuação de empresas públicas ou privadas e a consolidação de novas formas de gestão”, pontua a engenheira civil e sanitarista Flávia Mourão.

Portal da ABES – Qual é a importância para a ABES-MG de sediar o Congresso da ABES 2023 em Belo Horizonte? Quais são as suas expectativas para o evento?

Flávia Mourão – O Congresso da ABES é o mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil. Há mais de seis décadas apresenta, reúne, discute, planeja e integra ações com vistas à universalização do saneamento e à proteção do meio ambiente, com a participação dos maiores especialistas do setor, conectando órgãos públicos e privados, empresas, pesquisadores, academia, estudantes e organizações sociais. A cada congresso podemos perceber os avanços obtidos e, ainda, delinear os novos desafios decorrentes das condições sociais, econômicas e políticas.

Belo Horizonte sediou os Congressos de 1977 e 2007, tendo sido possível congregar atores diversos e produzir discussões de interesse de todo o país. Foram ocasiões significativas para a participação de profissionais e estudantes de Minas e para impulsionar novas conquistas para o saneamento ambiental. Neste Congresso de 2023, esperamos ter uma participação ainda maior, refletindo o amadurecimento dos núcleos voltados para o ensino e pesquisa, o crescimento da atuação de empresas públicas ou privadas e a consolidação de novas formas de gestão. Mas esperamos que o Congresso possa contribuir, também, para impulsionar o enfrentamento e superação de desafios que ainda permanecem, principalmente nas regiões mais empobrecidas de nosso estado, quanto ao acesso aos serviços de abastecimento de água, de coleta e tratamento do esgoto, da drenagem urbana e da coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos. Além dos desafios decorrentes das diversidades regionais e sociais, juntam-se aqueles associados aos impactos das mudanças climáticas além daqueles decorrentes de outros impactos ambientais, como foram, aqui em Minas, os impactos associados ao rompimento das barragens de mineração em Mariana (2015) e Brumadinho (2019).

Portal da ABES – Como estão sendo os preparativos?

Flávia Mourão – Trata-se de um evento de grande porte e, felizmente, temos muita gente boa envolvida. A Coordenação Geral está a cargo da Diretoria Nacional da ABES, com a participação da Seção de Minas Gerais. Diversas equipes estão se dedicando ao planejamento dos espaços no local do evento, o Expominas, para que possam ocorrer, simultaneamente, as sessões de apresentação de trabalhos técnicos, os painéis científicos, os encontros setoriais, a Feira Internacional de Tecnologias – Fitabes, entre outros. Além disso, há equipes específicas para a preparação dos eventos sociais e das visitas técnicas. Muito trabalho, muita gente envolvida e muito empenho para que todos que virão a Belo Horizonte sejam muito bem acolhidos, desfrutem dos benefícios oferecidos na cidade e para que o CBESA seja um sucesso.

Portal da ABES – Quais serão as principais novidades do evento, que será realizado no formato presencial? Que temas gostaria de destacar?

Flávia Mourão – A primeira novidade é que retornaremos ao formato presencial, que melhor favorece os contatos profissionais, os debates, as trocas de ideias e as construções de soluções. A segunda, mas não menos importante, é que teremos a Fitabes ampliada, com muitos expositores e muitas novidades em termos de tecnologias e serviços voltados para o saneamento e para o meio ambiente. Finalmente, será uma oportunidade muito especial para nos atualizarmos quanto às novidades que decorrem do momento em que vivemos: vamos trazer um panorama da prestação dos serviços de saneamento após as alterações introduzidas no marco legal do saneamento, destacando as oportunidade e desafios, além de compartilharmos as perspectivas do novo governo para o setor.

Portal da ABES – Que parcerias estão sendo construídas para a realização do Congresso e da Feira?

Flávia Mourão – O 32º CBESA conta com a parceria especial da COPASA, do Governo do Estado de Minas Gerais (por sua Secretaria Estadual de Meio Ambiente e órgãos vinculados) e da Prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, há parcerias com os órgãos federais (ANA e Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades), com empresas de saneamento, com associações nacionais de entidades, com universidades, sindicatos representativos do setor etc. Enfim, continuamos buscando o apoio de parceiros estratégicos tanto para a realização do congresso quanto para a busca de soluções para a universalização do saneamento e da qualidade ambiental no Brasil

Portal da ABES – Quais são os principais avanços no setor em Minas Gerais, que podem servir como exemplo para o setor em todo o país? E os desafios?

Flávia Mourão – Eu destaco o histórico e a consolidação das políticas estaduais e municipais, os avanços na formação acadêmica – graduação, pós-graduação e pesquisas no saneamento – os bons índices médios de abastecimento de água e coleta de esgotos, o aumento do número de municípios com destinação final adequada para os resíduos sólidos urbanos, os avanços na regulação dos serviços e, também, o aumento de consórcios de municípios voltados para soluções integradas de saneamento. Mas ainda temos muitos desafios relacionados às desigualdades sócio-territoriais, com grandes déficits de atendimento de serviços principalmente em regiões do semiárido e em comunidades rurais.   

Portal da ABES – No ano passado, a ABES-MG lançou o Programa Novas Ideias. Quais foram os resultados deste programa?

Flávia Mourão – O programa tem por objetivo ampliar a divulgação de soluções inovadoras e abrir um espaço de interlocução entre seus proponentes e os profissionais que atuam nessas áreas. Ao longo de 2022 foram realizados vários encontros virtuais que nos permitiram conhecer empresas, projetos e técnicas que podem ser úteis no exercício de nossas profissões. As apresentações já realizadas continuam disponíveis no site da ABES-MG. Foram, então, estabelecidos os canais de contato entre os fornecedores e possíveis tomadores de serviço.

Realização
Exclusive Anfitriã
Patrocinador EXCLUSIVE
Patrocinador MAster
Patrocinador SUPER
Apoio institucional
APOIADORes DE MÍDIA
PRODUÇÃO

Expositores confirmados da Fitabes

logo

21 a 24 de maio de 2023
Belo Horizonte – MG

Receba nossa newsletter:

32º Congresso ABES ©2023 – Todos os direitos reservados