selo_evento

Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade

Notícias

Abertura do Congresso da ABES em BH terá apresentação da Orquestra Jovem das Gerais

Concerto será no domingo, 21 de maio, a partir das 19h, abrindo o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, no Expominas, na capital mineira.
Foto/Divulgação OJG
Compartilhe:

A abertura do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – Congresso da ABES 2023 contará com a apresentação da Orquestra Jovem das Gerais (OJG). O concerto acontecerá no domingo, dia 21 de maio, a partir das 19h, abrindo a edição do mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, no Expominas, em Belo Horizonte, até quarta (24).

O Congresso, uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, será sediado no Expominas, na capital mineira, juntamente com a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – Fitabes, que terá uma edição ampliada, com novidades em tecnologia e inovação.

Orquestra Jovem das Gerais

Fundada em 1997, a Orquestra Jovem das Gerais (OJG) é uma associação voltada para a promoção do desenvolvimento humano por meio do acesso à arte, cultura, educação e, sobretudo, à música clássica.

A orquestra oferece oficinas de instrumentos de corda (viola, violino, violoncelo, contrabaixo), sopro (oboé, flauta transversal, flauta doce, clarinete, fagote, trompa e trompete) e percussão para aproximadamente 250 jovens de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, em sua sede – Contagem/MG – e em outros três polos, localizados em Ibirité/MG, Três Corações/MG e Divinópolis/MG.

Em 25 anos, o projeto já incentivou cerca de 2.200 alunos. A orquestra tem uma gama de apresentações no Brasil e nos festivais internacionais como na Alemanha, República Checa, Suécia, Áustria, França, Itália, Dinamarca, Estados Unidos, Argentina, dentre outros.

Mais sobre o Congresso

Referência para a comunidade acadêmica, o Congresso da ABES terá apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos e mais de 50 painéis, com especialistas abordando as principais soluções e os desafios do setor de Saneamento, sob diversas perspectivas. Confira a programação na íntegra.

Os painéis estarão divididos entre diálogos setoriais, sessões de câmaras temáticas e sessões com quatro eixos: esgoto, resíduos e economia circular, recursos hídricos e meio ambiente, e desenvolvimento operacional e inovação das empresas de saneamento. 

Voltando ao seu formato totalmente presencial, o Congresso envolverá a comunidade acadêmica, especialistas do setor e organizações parceiras do Brasil e outros países para discutir os temas mais relevantes em engenharia sanitária e ambiental em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas, soluções e tecnologia. 

O evento tratará todas as dimensões do saneamento ambiental e ainda meio ambiente, recursos hídricos e saúde pública, discutindo tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão.

Carbono neutro

O 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental/Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental será um evento carbono neutro, por meio de uma ação inovadora: em parceria com a HIDROBR, empresa de soluções ambientais, a associação realizará um mercado voluntário de carbono experimental durante o mais importante congresso de saneamento ambiental do Brasil. Saiba mais aqui.

Serviço

32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – Congresso da ABES e Fitabes – Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental

Quando: de 21 a 14 de maio de 2023 – Abertura: 21 de maio, às 19h

Onde: Expominas, Belo Horizonte/MG 

Para mais informações e inscrições, clique aqui

Realização: ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Realização
Exclusive Anfitriã
Patrocinador EXCLUSIVE
Patrocinador MAster
Patrocinador SUPER
Apoio institucional
APOIADORes DE MÍDIA
PRODUÇÃO

Expositores confirmados da Fitabes

logo

21 a 24 de maio de 2023
Belo Horizonte – MG

Receba nossa newsletter:

32º Congresso ABES ©2023 – Todos os direitos reservados