selo_evento

Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade

Notícias

Congresso da ABES terá apresentação do maior projeto de Saneamento em execução no mundo

Side Event sobre a Dessalinização e Adução de Água Aqaba-Amã (AAWDC) será realizado em 23 de maio, terça-feira, às 12h15.
Compartilhe:

Um dos destaques do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – Congresso da ABES 2023 será a apresentação do maior projeto de Saneamento em execução no mundo. O Side Event sobre a Dessalinização e Adução de Água em Aqaba-Amã (AAWDC) será realizado em 23 de maio, terça-feira, às 12h15 (na Plenária – Sala 2). O mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil acontecerá de 21 a 24 de maio, na capital mineira, juntamente com a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – Fitabes, que terá uma edição ampliada, com novidades em tecnologia e inovação.

A Jordânia é considerada o segundo país com maior escassez de água no mundo, onde a população recebe menos de 65 litros por dia. Neste contexto, o projeto AAWDC é colocado como uma importante solução sustentável para a crise hídrica para a nação árabe, que está situada na margem leste do rio Jordão.

Na região, os recursos hídricos estão se tornando cada vez mais escassos, sobretudo devido ao crescimento populacional. Com isso, cerca de dois bilhões de dólares foram prometidos em março de 2022 em doações e empréstimos concessionais dos parceiros de desenvolvimento da Jordânia para ajudar o Reino a realizar esse projeto estratégico.

Quando o projeto estiver concluído, esta será a terceira maior usina de osmose reversa do mundo. O AAWDC levou em consideração os mais rigorosos padrões ambientais e limitou as emissões de CO2 a um padrão aceito internacionalmente.

Entre as vantagens do projeto estão otimizar o sistema de distribuição de água, garantir o desenvolvimento econômico em Aqaba e Amã, mitigar os efeitos das mudanças climáticas, entre outros.

No congresso, o palestrante que trará detalhes sobre o assunto será Issa Al-wer, Gerente do Projeto de Dessalinização e Adução de Água Aqaba-Amã (AAWDC) e Diretor Adjunto da Adutora Nacional – Unidade de Gerenciamento de Projeto (NC-PMU).

O palestrante possui 4 anos de experiência na função atual e 10 anos de experiência em Programas e Entregas de Megaprojetos na Jordânia. É Mestre em Engenharia Ambiental e Infraestrutura Sustentável pela KTH – Instituto Real de Tecnologia da Suécia.

Sobre o Congresso

Referência para a comunidade acadêmica, o evento, uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, terá apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos e vai reunir mais de 50 painéis, com especialistas abordando as principais soluções e os desafios do setor de Saneamento, sob diversas perspectivas. Confira a programação aqui.

Os painéis estarão divididos entre diálogos setoriais, sessões de câmaras temáticas e sessões com quatro eixos: esgoto, resíduos e economia circular, recursos hídricos e meio ambiente, e desenvolvimento operacional e inovação das empresas de saneamento. 

Voltando ao seu formato totalmente presencial, o Congresso da ABES envolverá a comunidade acadêmica, especialistas do setor e organizações parceiras do Brasil e outros países para discutir os temas mais relevantes em engenharia sanitária e ambiental em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas, soluções e tecnologia. 

O evento tratará todas as dimensões do saneamento ambiental e ainda meio ambiente, recursos hídricos e saúde pública, discutindo tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão.

FITABES

Em conjunto com o Congresso será realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, reunindo os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. Todas as atividades do Congresso e da FITABES serão presenciais, tanto para congressistas quanto para palestrantes e expositores.

Para mais informações sobre o evento, basta acessar aqui.

Carbono neutro

O 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental/Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental será um evento carbono neutro, por meio de uma ação inovadora: em parceria com a HIDROBR, empresa de soluções ambientais, a associação realizará um mercado voluntário de carbono experimental durante o mais importante congresso de saneamento ambiental do Brasil.

Saiba mais aqui

Serviço

32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – Congresso da ABES e Fitabes – Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental

Quando: de 21 a 14 de maio de 2023

23 de maio, terça-feira, às 12h15 – Plenária – Sala 2- Side Event Dessalinização e Adução de Água em Aqaba-Amã (AAWDC)

Onde: Expominas, Belo Horizonte/MG 

Mais informações e inscrições, acesse aqui

Realização: ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Realização
Exclusive Anfitriã
Patrocinador EXCLUSIVE
Patrocinador MAster
Patrocinador SUPER
Apoio institucional
APOIADORes DE MÍDIA
PRODUÇÃO

Expositores confirmados da Fitabes

logo

21 a 24 de maio de 2023
Belo Horizonte – MG

Receba nossa newsletter:

32º Congresso ABES ©2023 – Todos os direitos reservados