25 a 28 de maio de 2025 | Brasília - DF

Notícias

Saneamento em favelas, crise climática e privatizações: Congresso em Brasília reúne líderes para debater soluções urgentes

Com o tema “Saneamento para quem não tem – inovar para universalizar”, evento será palco de discussões sobre os desafios do saneamento no Brasil e as soluções necessárias para garantir o acesso universal a serviços essenciais contando com a presença da ministra Marina Silva

Brasília se prepara para sediar, de 25 a 28 de maio, o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). O evento reunirá profissionais, empresas líderes do setor público e privado, pesquisadores e acadêmicos para debater os desafios e soluções inovadoras para o saneamento e a sustentabilidade ambiental no Brasil. O congresso acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e abordará temas fundamentais como saneamento rural, manejo de resíduos sólidos, drenagem urbana, eficiência energética e mudanças climáticas.

“O Congresso da ABES é uma oportunidade única de reunirmos todo o setor para discutirmos não apenas os desafios históricos, mas também as soluções inovadoras que podem transformar o saneamento no Brasil. A universalização do acesso à água e esgoto é um passo fundamental para a construção de um país mais justo e sustentável, e é isso que vamos debater intensamente durante os quatro dias de evento”, afirma Marcel Sanches, presidente nacional da ABES.

O cenário atual evidencia a urgência dessas discussões. Com mais de 32 milhões de brasileiros ainda sem acesso à água potável e cerca de 90 milhões sem coleta de esgoto, o país enfrenta um enorme desafio para cumprir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece a universalização dos serviços até 2033. Essa lacuna entre metas e realidade torna o Congresso um espaço estratégico para debater caminhos viáveis, políticas públicas eficazes e a mobilização de recursos, reafirmando o papel central do saneamento no combate às desigualdades sociais e na promoção do desenvolvimento sustentável.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participará da cerimônia de abertura com palestra magna. Sua presença destaca a urgência de políticas públicas integradas que enfrentem a crise climática e promovam a inclusão social. A ministra tem enfatizado que a COP30, a ser realizada em novembro em Belém, será um marco na transição energética global e na implementação de ações concretas contra as mudanças climáticas.

Entre os temas em destaque no congresso está o debate sobre as transformações no setor de saneamento, com foco nas parcerias público-privadas (PPPs), privatizações e concessões. No dia 26 de maio, das 14h15 às 16h00, Munir Abud, presidente da Cesan, será um dos palestrantes que discutirá as perspectivas da universalização do acesso aos serviços de saneamento, abordando os impactos das reformas do setor na gestão pública e nas comunidades atendidas.

Outro destaque será a discussão sobre saneamento em favelas e áreas de ocupação informal, marcada para o dia 27 de maio, das 10h30 às 12h15. Com a presença de nomes como Alceu Guérios Bittencourt, ex-presidente da ABES, e Pedro Augusto Freitas, presidente da Água de Manaus, o painel abordará os desafios da universalização dos serviços em regiões vulneráveis, onde a desigualdade histórica e a precariedade urbana exigem soluções inovadoras.

A crise climática será um dos principais focos do congresso, com um painel sobre risco climático no setor de água e esgoto, no dia 28 de maio, das 14h15 às 16h00. Coordenado por Natália Flecher, da Iguá e ABES, o painel reunirá especialistas como Ana Lucia Fonseca Rodrigues Szajubok, da Sabesp, Argemiro Teixeira, da UFMG, e Felipe Ribeiro Bittencourt, da WayCarbon. Eles discutirão os impactos das mudanças climáticas na infraestrutura de saneamento e como o setor pode se adaptar aos eventos extremos. A mediação será de Pedro Luis Franco, da Sanepar. Este debate se alinha às recentes discussões da COP30, que enfatizam a necessidade de integrar o saneamento e a saúde na meta global de adaptação climática.

Paralelamente ao congresso, será realizada a FITABES – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que ocupará uma área de 4.000 m² e contará com mais de 120 expositores de todas as regiões do país. Com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes, a feira será um ponto de encontro para quem busca conhecer as inovações mais recentes em tecnologias de saneamento e meio ambiente, promovendo o networking entre empresas, startups e investidores.

SERVIÇO:
33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) e FITABES 2025
Data: 25 a 28 de maio de 2025
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília, DF
Inscrições e programação completa: https://congressoabes.com.br

Sobre a ABES
Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Com representação nacional e atuação em todos os estados, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.

Informações à imprensa
ABES – Pensata Comunicação
Angela Ruiz | angela@pensatacom.com | +55 11 93200-5454
Daniela Martins | daniela@pensatacom.com | +55 11 96626-6615

Um evento inovador que traz as discussões mais importantes sobre o saneamento ambiental e a transição energética no Brasil

Congressistas
4300
Painéis
0
Visitantes
9300
Área ocupada
3000
Expositores
0
  • 00Dias
  • 00Hora
  • 00Minutos
  • 00Segundos

A contagem regressiva já começou. Prepare-se!

Cota Master
Cota Empresa de Saneamento Anfitriã
Cota Diamante
Cota Platina
Cota Titânio
⁠Cota Safira
Cota Rubi
Cota Esmeralda
Apoio Institucional
Realização
Organização

33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – FITABES 2025

25 a 28 de maio de 2025
Brasília – DF

Receba as novidades do evento:

33º Congresso da ABES / Fitabes 2025
©2025 – Todos os direitos reservados