25 a 28 de maio de 2025 | Brasília - DF

Palestrantes

Robson Campos dos Santos Junior

Gerente Geral de Controle de Qualidade e Tratamento da Cedae

Graduado em Licenciatura em Química pelo IFRJ (2012) e Mestre em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, (2016). Atualmente, atua como Gerente Geral de Controle de Qualidade e Tratamento na CEDAE, cargo assumido em agosto de 2023, após uma trajetória como Chefe de Tratamento e Coordenador de Controle de Qualidade da ETA Guandu desde 2021 e coordenador dos laboratórios de controle de qualidade de esgoto da CEDAE entre 2017 e 2020. Entre as principais realizações, destacam-se a implementação da ISO 17025 no laboratório da ETA Guandu e a criação do LIBRA (Laboratório de Pesquisa e Análise da Água), iniciativas que elevaram os padrões de qualidade e inovação em análises laboratoriais no Estado do Rio de Janeiro.
Possui ampla experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental e Análise de Traços, abordando temas como controle de trihalometanos, reúso de água, cloroaminas e tratamento de esgoto e água. Conduz projetos voltados à avaliação de desempenho de estações de tratamento, com base em indicadores de qualidade, além de prestar assessoria técnica para otimização de processos nessas unidades.
Na área acadêmica, é coordenador de um curso de pós-graduação lato sensu voltado para especialização em Análises Ambientais, formando profissionais capacitados para os desafios do setor. Também atua como professor na Sociedade Brasileira de Metrologia, ministrando cursos sobre metrologia química, validação de métodos analíticos, incerteza de medição e aplicação da norma ISO 17025 em laboratórios. Além disso, já foi professor substituto no IFRJ, lecionando disciplinas de Química Ambiental e Tratamento de Águas e Esgotos, e é membro ativo do Fórum Internacional para Metrologia e Examinologia em Química (ForMEQ).
Desde 2023, ocupa o cargo de vice-presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro, onde desempenha um papel estratégico na formulação de políticas públicas e na promoção da gestão sustentável dos recursos hídricos.

Compartilhe:

Outros palestrantes

Um evento inovador que traz as discussões mais importantes sobre o saneamento ambiental e a transição energética no Brasil

Congressistas
4300
Painéis
0
Visitantes
9300
Área ocupada
3000
Expositores
0
  • 00Dias
  • 00Hora
  • 00Minutos
  • 00Segundos

A contagem regressiva já começou. Prepare-se!

Cota Master
Cota Empresa de Saneamento Anfitriã
Cota Diamante
Cota Platina
Cota Titânio
⁠Cota Safira
Cota Rubi
Cota Esmeralda
Apoio Institucional
Realização
Organização

33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – FITABES 2025

25 a 28 de maio de 2025
Brasília – DF

Receba as novidades do evento:

33º Congresso da ABES / Fitabes 2025
©2025 – Todos os direitos reservados