Em evento online, especialistas compartilharam desafios e soluções de referência que poderão ser conhecidas nas visitas técnicas do Congresso, em Brasília
Nesta sexta-feira, 23, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) realizaram um webinar que antecipou os bastidores das estruturas de abastecimento e tratamento de água e esgoto que estarão abertas à visitação durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA). O Congresso, promovido pela ABES, será realizado entre os dias 25 e 28 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Moderado por Fuad Moura, o encontro reuniu especialistas da CAESB que destacaram a excelência e os desafios do saneamento no Distrito Federal. Ana Maria do Carmo Mota apresentou a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Sul, uma das maiores do país. “Nosso maior desafio é a baixa disponibilidade hídrica, decorrente do aumento populacional. A Caesb prevê investimentos de cerca de R$ 3 bilhões nos próximos anos”, afirmou.
Diogo Valadão de Brito Gebrim destacou a eficiência das Estações de Tratamento de Água (ETA) Brasília e Lago Norte, ressaltando especialmente a agilidade na implantação da ETA Lago Norte. “Durante a crise hídrica, conseguimos conceber, projetar e construir a ETA Lago Norte em apenas 120 dias, passando da ideia à produção de 700 litros por segundo em apenas seis meses, um dos marcos mais rápidos do setor”, relatou. Ele também enfatizou os desafios atuais: “Agora, nosso foco é manter a eficiência desses sistemas recém-implantados e, ao mesmo tempo, modernizar as estruturas mais antigas, garantindo segurança hídrica para a população”.
Cristiano Gonçalves Nascimento Gouveia apresentou o Centro de Controle Operacional (CECOP) e a Usina Fotovoltaica (Usina FT), ressaltando o papel da eficiência energética no saneamento. “É essencial que as companhias atuem também na área de energia, pensando não apenas em reduzir custos, mas em diminuir a pegada de carbono. Esse impacto é mensurável e tem enorme relevância social”, frisou.
Lígia Viveiros abordou a complexidade da gestão integrada do Lago Paranoá, destacando sua importância como um dos principais mananciais da região. “Manter as condições eco-hidrológicas do Lago Paranoá é um desafio permanente, que exige não apenas a continuidade e o aprimoramento do tratamento de efluentes, mas também uma governança colaborativa. Esse é um esforço que só se viabiliza com a atuação conjunta da CAESB, das universidades, da sociedade civil e dos órgãos ambientais, garantindo o equilíbrio entre abastecimento, preservação ambiental e qualidade de vida para a população do Distrito Federal”, afirmou.
Para a ABES, o webinar reforça a importância das visitas técnicas que integram o 33º Congresso, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer, in loco, experiências bem-sucedidas de gestão e inovação no saneamento. “Brasília é hoje referência nacional na prestação de serviços de água e esgoto. Mostrar esse modelo aos participantes do Congresso amplia a troca de experiências e fortalece o papel estratégico do saneamento na agenda climática do país”, destaca Marcel Costa Sanches, presidente nacional da ABES.
O 33º Congresso da ABES, que acontece de 25 a 28 de maio, deve reunir cerca de 15 mil participantes, consolidando-se como o maior evento de saneamento da América Latina. Além das visitas técnicas, a programação inclui painéis sobre saneamento rural, resíduos sólidos, mudanças climáticas e eficiência energética, além da realização simultânea da FITABES, Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental.
SERVIÇO
Data: 25 a 28 de maio de 2025
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília, DF
Programação completa e mais informações: congressoabes.com.br
Sobre a ABES
Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Com representação nacional e atuação em todos os estados, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.
Informações à imprensa
ABES – Pensata Comunicação
Angela Ruiz | angela@pensatacom.com | +55 11 93200-5454
Eduarda Ruzzene | eduarda@pensatacom.com | +55 11 99909-5450