Congresso da ABES será carbono neutro com créditos destinados a projetos sociais de coleta seletiva
Participe da campanha! Procure os agentes de neutralização que estarão circulando pelo evento ou no estande da HIDROBR na Fitabes para comprar seus créditos de carbono.
Congressistas, expositores e visitantes da feira poderão colaborar voluntariamente com a iniciativa e promover a sustentabilidade
O 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e a Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES promoverá de 21 a 24 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte – MG, será um evento carbono neutro, por meio de uma ação inovadora: em parceria com a HIDROBR, empresa de soluções ambientais, a associação realizará um mercado voluntário de carbono experimental durante o mais importante congresso de saneamento ambiental do Brasil.
O objetivo desta iniciativa é promover a neutralização das emissões de carbono geradas pelos participantes da feira por meio da compra de créditos de carbono gerados a partir da atividade de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.
Será um experimento que busca promover a inovação, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, por meio da valorização da atividade de catadores de materiais recicláveis. A geração de créditos de carbono a partir de projetos sociais como esse pode contribuir significativamente para a mitigação dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas, além de gerar benefícios sociais e econômicos para as comunidades envolvidas.
Alinhada aos conceitos de ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, a ABES vem buscando não apenas promover a neutralização das emissões de carbono em seus eventos presenciais e online, mas engajar seus associados e público participante nessas iniciativas.
Em 2022, a HIDROBR elaborou um projeto pioneiro baseado nas metodologias do MDL da ONU para emissão de créditos de carbono pela Associação de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis (ASCAP), a partir da atividade de triagem e coleta seletiva de resíduos na cidade de Nova Lima. Os créditos de carbono gerados pelo projeto serão vendidos no Congresso da ABES com o intuito de proporcionar aos participantes uma forma inovadora e socialmente impactante de neutralizar as emissões de carbono geradas pela sua participação na feira.
Os mercados de carbono têm sido apontados como o principal instrumento para a transição para uma economia de baixo carbono, no entanto, a sua acessibilidade ainda é restrita para empreendedores de grande porte ou projetos de preservação na Amazônia. Esse experimento tem como objetivo mostrar que é possível criar mercados de carbono acessíveis para todo mundo, de forma transparente e ainda garantindo o devido e necessário impacto social das suas operações.
Participe do mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil e ajude a tornar nosso planeta mais sustentável! Em breve, mais informações sobre como comprar os créditos de carbono.
Para se inscrever no Congresso, clique aqui http://congressoabes.com.br/inscricoes/
Confira a programação http://congressoabes.com.br/programacao/