ETE Ibirité (COPASA)
O processo de tratamento de esgoto da ETE Ibirité é composto por Tratamento Preliminar, Decantador Primário, Reator de Lodo Ativado com recirculação interna para a remoção de NtK, Decantador Secundário, Sistema Terciário e Desinfecção UV. O Biogás produzido nos Biodigestores de Lodo é utilizado no processo de Secagem térmica e Geração de Energia Elétrica
USO DO BIOGÁS: Aproveitamento do potencial energético oferecido pelo Biogás produzido no processo de tratamento e redução dos custos operacionais no gerenciamento do logo gerado e consumo de energia elétrica.
MODELO DE USO DE ENERGIA: Energia térmica produzida pela combustão do Biogás é utilizada na secagem térmica do lodo desidratado. Os gases quentes provenientes da combustão entram em contato com o lodo aquecendo-o e removendo a umidade presente na torta. Além disso o Biogás é utilizado em motores a combustão que estão acoplados em geradores de energia elétrica. Os gases quentes destes motores também são encaminhados para o processo de secagem térmica. Na planta ainda existe a possibilidade de realizar a queima do lodo seco o que reduz o consumo de biogás e os custos com transporte de lodo para o aterro sanitário.
TRATAMENTO DO GÁS: Remoção de umidade, sulfeto de hidrogênio e siloxan
ETE Ibirité
- Ano fundação: 2015
- Em operação: 2015
- Estado: Minas Gerais
- Cidade: Ibirité
- Aproveitamento de biogás: Uso do Biogás para a secagem térmica do lodo e geração de energia elétrica
- Capacidade de processamento: 140 L/s ou 12.096 m3 esgoto/dia.
- Capacidade Instalada de processamento:30 Ton/dia de Lodo Desidratado e 720 kW de Energia Elétrica
O pagamento deve ser feito até o dia 22 de maio, no estande da ABES, com Ana Paula LIma