25 a 28 de maio de 2025 | Brasília - DF
Tema: “Saneamento para quem não tem: inovar para universalizar”.
A edição 2025 do 33º CBESA traz como tema central “Saneamento para quem não tem: inovar para universalizar”. Discutiremos os desafios para atender a quem não tem saneamento, focando buscar tecnologias de água e esgoto, drenagem, coleta, transporte e tratamento de resíduos que podem ser implementadas em áreas rurais, comunidades isoladas e ocupações urbanas desordenadas, onde a infraestrutura tradicional é inviável.
O congresso da ABES se consolidou como o mais importante evento de saneamento ambiental no Brasil, sempre buscando as inovações, as novas tecnologias, as experiências bem-sucedidas e os desafios do setor. Portanto, convidamos a todos e a todas a se debruçar e focar na busca de soluções para garantir o saneamento básico onde ele é inexistente. A precariedade da infraestrutura e a ausência dos serviços municipais de saneamento básico levam a uma condição inaceitável, aviltante, abominável e infame, vivida por milhões de brasileiros.
Os congressos da ABES sempre enfrentaram os desafios da universalização dos serviços de saneamento básico. Mas as conquistas e a evolução dos serviços ainda não foram capazes de atender a todos. O saneamento continua sendo mais um símbolo da desigualdade no país. No 33º CBESA vamos dar mais um passo para identificar soluções para os que ainda não têm os serviços de saneamento, sempre levando em conta a proteção do meio ambiente, a saúde e bem-estar de todas as pessoas, sem exclusão. Com a participação de grandes especialistas do setor, pesquisadores, profissionais e estudantes, o CBESA irá contribuir para conectar órgãos públicos e privados, empresas e organizações sociais à ciência, pesquisa e inovação tecnológica.
Todos os painéis, mesas redondas, trabalhos técnicos deverão ir além dos aspectos específicos de cada tema, focando também no atendimento a quem ainda não teve respeitado seu direito básico à salubridade sanitária, tanto dentro do seu lar como no seu entorno.
E para alcançar todos os brasileiros, estejam eles nas periferias das cidades, nas áreas rurais ou de difícil acesso, nas comunidades indígenas ou quilombolas, é fundamental fortalecer políticas e ações de inovação no setor de saneamento.
Consideramos que é essencial:
- buscar tecnologias de tratamento de água e esgoto, drenagem, coleta, transporte e tratamento dos resíduos que podem ser implementadas em áreas rurais e comunidades isoladas, onde a infraestrutura tradicional é inviável;
- priorizar as construções sustentáveis e as soluções baseadas na natureza;
- intensificar a prática do reuso de água, onde for recomendado, reduzindo a demanda por água potável e potencializando a sustentabilidade;
- adotar procedimentos de monitoramento e gestão operacional inteligente, com o uso de sensores e dispositivos dotados de internet das coisas e inteligência artificial, detectando problemas antes que se tornem graves, o que também irá auxiliar a mitigação de emergências climáticas;
- formular e aperfeiçoar políticas de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o setor de saneamento, com regulamentações flexíveis que incentivem a inovação e a adoção de tecnologias emergentes e que permitam a experimentação e a adaptação para fazer com que os serviços de saneamento cheguem a quem ainda hoje não é atendido.
O foco de todas as discussões deve ser a alteração da realidade daqueles que ainda não tiveram como tomar uma ducha de água quente e que não possuem uma torneira com água potável no seu lar, daqueles que não possuem uma rede de esgoto na sua calçada, daqueles que têm suas residências inundadas nos temporais e nas enchentes e daqueles que não possuem uma coleta de resíduos convencionais e seletiva na sua porta, propiciando o exercício de uma atitude de respeito ao meio ambiente e de inclusão dos de todos os cidadãos.
Estes cidadãos e estas cidadãs merecem todo o nosso respeito e a eles dedicaremos esse Congresso, pois o compromisso da ABES é com todos aqueles que ainda não têm esse direito básico mínimo assegurado.
Um evento inovador que traz as discussões mais importantes sobre o saneamento ambiental e a transição energética no Brasil
- 00Dias
- 00Hora
- 00Minutos
- 00Segundos