25 a 28 de maio de 2025 | Brasília - DF

Notícias

Saneamento e clima em pauta: painéis no Congresso da ABES antecipam debates da COP30

Entre 25 e 28 de maio, Brasília recebe o 33º Congresso Nacional da ABES, que reúne autoridades e especialistas para discutir as conexões entre saneamento, clima e inovação

O evento também marca o lançamento do Espaço COP Saneamento na FITABES 2025, plataforma que impulsiona a agenda ambiental rumo à COP30

De 25 a 28 de maio, Brasília será palco do 33º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), evento que reúne os principais especialistas, gestores públicos e líderes do setor de saneamento. Com foco nas conexões entre saneamento, mudanças climáticas e inovação, o congresso traz painéis estratégicos que discutem soluções para os desafios mais urgentes do país, antecipando debates que serão levados à COP30.

Em um momento decisivo para o saneamento brasileiro, marcado pela vigência do Novo Marco Legal e pelo compromisso do país com as metas climáticas globais, o evento traz à tona temas como universalização do acesso à água e esgoto, gestão dos recursos hídricos diante das mudanças climáticas, impactos das crises ambientais na experiência dos usuários, descarbonização do setor e transformação digital. Os painéis reúnem especialistas reconhecidos, que apresentam não apenas os problemas, mas principalmente soluções práticas e inovadoras.

Presença de ministros
O Congresso contará com a Palestra Magna da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, no dia 26 de maio, segunda-feira, às 9h15, destacando o protagonismo do Brasil diante da crise climática global. No dia seguinte, 27 de maio, terça-feira, no mesmo horário, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, abordará os desafios da governança urbana e da integração entre saneamento, habitação e clima, temas necessários para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.

Painéis em destaque
No dia 26 de maio, segunda-feira, às 14h15, no Auditório 7, o painel “Como garantir a universalização dos serviços de água e esgoto em comunidades de pequeno porte? Soluções inovadoras para o Brasil rural e urbano” reunirá especialistas para discutir soluções práticas e inovadoras que possam superar os desafios enfrentados por localidades rurais e urbanas isoladas. Participam do debate Adauto Santos do Espírito Santo, engenheiro civil e conselheiro fiscal da ABES-DF; Uende Aparecida Figueiredo Gomes, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Paulo Scalize, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).

No mesmo dia, às 16h15, no Auditório 8, o painel “Alterações climáticas e gestão de recursos hídricos” reunirá especialistas para discutir os impactos crescentes das mudanças climáticas sobre a disponibilidade e a qualidade da água no Brasil e no mundo. Entre os palestrantes estão Carlos Eduardo Moretti Tucci, professor titular aposentado do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS; Glênio da Luz Lima Júnior, superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Caesb; Paulo Henrique Reis, gerente de Responsabilidade Socioambiental da Cedae; e Benedito Braga, presidente do Conselho Latino-Americano da Água.

No dia 27 de maio, terça-feira, às 14h15, no Auditório 6, o painel “Gestão de crises climáticas e impactos na experiência do cliente: desafios e soluções para concessionárias de água” abordará os desafios emergentes que as mudanças climáticas impõem às concessionárias de saneamento, com foco na qualidade do serviço e na relação com o consumidor. O painel contará com a participação de especialistas renomados como Paulo Massato, consultor em saneamento; Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea; Emerson J. Santos, diretor regional da Sabesp; e Bruno Vanuzzi, diretor geral da DMAE-RS.

No mesmo dia, às 16h15, no Auditório 7, o painel “Como as Estações de Tratamento de Esgoto Podem Impulsionar a Descarbonização no Setor de Saneamento e Contribuir com a Pauta da Transição Energética?” reunirá especialistas para debater o papel estratégico das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) na agenda da sustentabilidade e na redução das emissões de gases de efeito estufa. O painel contará com a presença de Gustavo Rafael Collere Possetti, especialista em pesquisa e inovação da Sanepar e coordenador da Câmara Técnica de Tratamento e Esgoto da ABES; André Bezerra dos Santos, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) ETEs Sustentáveis; e Bruno Casagrande Neves, representante da UNIDO, agência da ONU para o desenvolvimento industrial.

No dia 28 de maio, quarta-feira, às 14h15, no Auditório 4, o painel “Redes Inteligentes – A Transformação Digital no Saneamento” reunirá especialistas para discutir como a automação e as tecnologias digitais estão revolucionando o gerenciamento das redes de abastecimento de água, promovendo eficiência operacional e acesso equitativo para diferentes comunidades. O painel contará com a participação de Alexandre Diniz Marques, coordenador de automação da GNDI da Copasa; Eduardo Mendes, diretor executivo de tecnologia da AEGEA; e Marcia Sabino Duarte, superintendente de TI da Caesb.

Espaço COP Saneamento
O evento ainda contará com a estreia do Espaço COP Saneamento, uma iniciativa inédita dentro da FITABES 2025. O espaço nasce com a missão de inserir o saneamento como eixo estratégico da pauta climática internacional e será um ambiente dedicado ao diálogo entre governo, empresas, sociedade civil e academia. Com programação própria, o espaço vai receber debates, lançamento de propostas, iniciativas colaborativas e soluções tecnológicas voltadas à adaptação e mitigação das mudanças do clima.

“O saneamento tem um papel decisivo para o futuro climático do planeta. Não há justiça ambiental, transição ecológica nem desenvolvimento sustentável sem garantir acesso universal à água potável e ao esgotamento sanitário. O Congresso da ABES e a FITABES 2025 se colocam, mais uma vez, como plataformas fundamentais para articular conhecimento, tecnologia e compromisso social”, destaca Marcel Sanches, presidente nacional da ABES.

Com prestígio internacional e ampla participação multissetorial, o Espaço COP Saneamento reforça o papel do Brasil como principal agente no enfrentamento da crise climática, destacando a urgência de colocar a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário no centro das estratégias globais de adaptação e mitigação.

Jornalistas interessados em cobrir o evento devem se credenciar aqui (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcwkfxwQ0ZbmHEuDrN9BTFIxWZlmn79XjerV8DMzqimubnkg/viewform).

SERVIÇO
Data: 25 a 28 de maio de 2025
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília, DF
Programação completa e mais informações: congressoabes.com.br

Sobre a ABES
Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Com representação nacional e atuação em todos os estados, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.

Informações à imprensa
ABES – Pensata Comunicação
Angela Ruiz | angela@pensatacom.com | +55 11 93200-5454
Eduarda Ruzzene | eduarda@pensatacom.com | +55 11 99909-5450
Daniela Martins | daniela@pensatacom.com | +55 11 96626-6615

Um evento inovador que traz as discussões mais importantes sobre o saneamento ambiental e a transição energética no Brasil

Congressistas
4300
Painéis
0
Visitantes
9300
Área ocupada
3000
Expositores
0

A contagem regressiva já começou. Prepare-se!

Cota Master
Cota Empresa de Saneamento Anfitriã
Cota Diamante
Cota Platina
Cota Titânio
⁠Cota Safira
Cota Rubi
Cota Esmeralda
Apoio Institucional
Realização
Organização

33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – FITABES 2025

25 a 28 de maio de 2025
Brasília – DF

Receba as novidades do evento:

33º Congresso da ABES / Fitabes 2025
©2025 – Todos os direitos reservados