25 a 28 de maio de 2025 | Brasília - DF

Notícias

Último dia do 33º CBESA e FITABES 2025 consolida compromissos pela universalização do saneamento com inovação e políticas públicas

Palestra magna internacional e debates finais destacam soluções para financiamento, mudanças climáticas e tecnologias disruptivas no setor

Brasília, 28 de maio – O último dia do 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) e da FITABES 2025 consolidou o debate em torno de propostas concretas para acelerar a universalização do saneamento no Brasil. Com a participação de especialistas nacionais e internacionais, o evento reforçou a necessidade de inovação, financiamento criativo e adaptação às mudanças climáticas para atender quem ainda vive sem acesso a água tratada, esgoto e coleta de resíduos.

Pela Manhã, a Palestra Magna ministrada por Daniel Nolasco, presidente da NOLASCO e Asociados e Fellow da International Water Association (IWA), moderada por Alceu Guérios Bittencourt, ex-presidente da ABES, ressaltou a necessidade de o Brasil acelerar suas ações para alcançar a universalização do saneamento até 2033. “Se desejamos atingir a universalização, precisamos trabalhar mais rápido ou começar a confiar em tecnologias que já dominamos bem no Brasil”, afirmou o palestrante.

Nolasco apresentou 10 ideias para impulsionar o saneamento, defendendo que as empresas brasileiras adotem estruturas dedicadas à inovação, tal como ocorre em companhias internacionais. “Nos Estados Unidos, as empresas de água e esgoto possuem lideranças focadas exclusivamente em inovação, em contato direto com as diretorias. Precisamos ter essa liderança no Brasil para poder avançar”, reforçou.

Entre os destaques dos painéis apresentados na sequência, temas como dinâmicas e processos de inovação, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, mecanismos de cobrança de resíduos sólidos urbanos, estratégias e critérios específicos para legislação e regulação, efeitos da falta de Saneamento básico sobre a saúde da população, bandeiras tarifárias, reaproveitamento do lodo e políticas para mudanças do clima.

Na parte da tarde deste último dia de congresso, os debates passaram por assuntos como os desafios do novo profissional de saneamento em meio às mudanças climáticas, a atuação dos profissionais da química na área de saneamento, financiamento setorial, Parcerias Público Privadas, licenciamento ambiental simplificado, economia circular, logística reversa e sustentabilidade, monitoramento de patógenos emergentes e drogas ilícitas via esgoto e transição energética.

Na cerimônia de encerramento, foram concedidos prêmios em diversas categorias para trabalhos apresentados e para os vencedores do Hackathon, além de prêmios de reconhecimento e participação em edições anteriores do congresso.

O presidente nacional da ABES, Marcel Sanches, agradeceu a parceria fundamental da ABES DF e de todos os patrocinadores do evento, destacando que a sensação é de dever cumprido.

 “Tenho certeza que a ABES cumpriu seu papel como entidade propulsora do setor, mostrando soluções e diálogos consistentes para para o avanço rumo aos desafios do nosso Marco Legal, sejam eles relacionados ao acesso à água, ao esgotamento sanitário, à drenagem urbana ou ao manejo de resíduos sólidos. A ABES vai trabalhar incansavelmente até que todos os cidadão brasileiros tenham serviços de qualidade, e essa é uma construção coletiva de todo o setor”, afirmou.

FITABES 2025

A FITABES 2025 confirmou seu posto de maior feira de saneamento da América Latina, reunindo mais de 100 expositores que puderam estar juntos, aprofundar relacionamentos e fechar negócios. O Espaço COP, que funcionou dentro da feira, contou com intensa programação com vistas a integrar e preparar o setor para atuar conjuntamente durante a Conferência Internacional do Clima, a COP30, que acontece este ano no Brasil.

O evento deixa um importante legado positivo para a cidade de Brasília, tendo movimentado cerca de R$ 36 milhões na economia local. A organização priorizou contratar fornecedores locais, beneficiando profissionais como seguranças, recepcionistas, montadores e equipes de logística.

SERVIÇO:
33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) e FITABES
Data: 25 a 28 de maio de 2025
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília, DF
Mais informações: congressoabes.com.br 

Sobre a ABES
Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Com atuação nacional, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.

Informações à imprensa

ABES – Pensata Comunicação

Angela Ruiz | angela@pensatacom.com | +55 11 93200-5454
Daniela Martins | daniela@pensatacom.com | +55 11 96626-6615

Eduarda Ruzzene | eduarda@pensatacom.com | +55 11 99909-5450

A ABES reafirma o seu compromisso com a equidade racial, promovendo o saneamento como direito de todos e instrumento de justiça social.

Um evento inovador que traz as discussões mais importantes sobre o saneamento ambiental e a transição energética no Brasil

Congressistas
4300
Painéis
0
Visitantes
9300
Área ocupada
3000
Expositores
0
  • 00Dias
  • 00Hora
  • 00Minutos
  • 00Segundos

A contagem regressiva já começou. Prepare-se!

Cota Master
Cota Empresa de Saneamento Anfitriã
Cota Diamante
Cota Platina
Cota Titânio
⁠Cota Safira
Cota Rubi
Cota Esmeralda
Apoio Institucional
Realização
Organização

33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – FITABES 2025

25 a 28 de maio de 2025
Brasília – DF

Receba as novidades do evento:

33º Congresso da ABES / Fitabes 2025
©2025 – Todos os direitos reservados