Plano de recuperação de barragem de mineração
A vista tem por objetivo apresentar as obras de descaracterização da barragem B3/B4 da mina Mar Azul no município de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Trata-se de conjunto de barragens de contenção de rejeitos construída na década de 70 seguindo o método de alteamento a montante.
Em 2019 a barragem teve seu nível de emergência elevado ao NIVEL 3. Em vista desta situação e atendendo ao compromisso anterior da Vale em descaracterizar as barragens a montante de suas operações, foi elaborado o projeto de descaracterização da Barragem B3/B4 que contempla a construção de canais de cintura e poços profundos para redução do aporte de água para dentro da barragem possibilitando a remoção dos rejeitos e garantindo a estabilidade da barragem.
Antes de qualquer atividade de remoção da barragem B3/B4, foi necessário construir a ECJ (estrutura de contenção a jusante). A estrutura foi construída com enroncamento de pedras e tem uma estrutura de concreto com 04 galerias onde estão instaladas as comportas com o objetivo de garantir a contenção dos sedimentos e a qualidade da água do rio das Velhas em eventual colapso da estrutura.
Toda a remoção de rejeitos está sendo executada com uso de caminhões, tratores e escavadeiras não tripulados, operados a 15km de distância.
Os estudos ambientais contemplaram medidas de controle e regularização ambiental de todo o processo, abordando aspectos da vegetação, fauna, qualidade e quantidade de água, qualidade do ar e emissão de ruído.
Paralelamente foi evacuada da população da zona de auto salvamento ZAS e desenvolvido amplo programa de atendimento às comunidades.
A previsão de conclusão das obras é para o ano de 2027 porém com possibilidade de antecipação em função do resultados alcançados nas primeiras etapas das obras de descaracterização.
A Vale mantém seu compromisso de descaracterização de barragem a montante até 2035.
O pagamento deve ser feito até o dia 22 de maio, no estande da ABES, com Ana Paula LIma