25 a 28 de maio de 2025 | Brasília - DF

Orientações gerais – 3ª Fase

Nessa fase faremos a disponibilização dos modelos de powerpoint do trabalho poster e oral, verifique abaixo as especificações de cada modalidade.

Instruções exibição e-poster

Todos os trabalhos aprovados para exibição em e-poster, cujos textos completos foram enviados e a inscrição do autor e autor estudante (Apresentador) que foi efetuada, serão inseridos na programação do Congresso organizados por tema nas TV’s.

Os trabalhos pôster não tem apresentação dos autores, somente ficam em exibição.

Os autores deverão elaborar o e-pôster de seu trabalho e encaminhá-lo no período de 28 de abril a 05 de maio de 2025, pelo sistema.

O sistema só ficará aberto para o envio do e-poster partir de 28 de abril.

Os trabalhos cujos arquivos não forem recebidos até 05 de maio serão excluídos da programação de exibição e não farão parte dos anais do Congresso.

Os e-pôsteres devem ser elaborados rigorosamente dentro das seguintes normas:

  • Elaborar no máximo 3 slides, apresentando resumidamenteos diversos itens do trabalho, conforme modelo disponibilizado;
  • Usar o formato PowerPoint (ppt ou pptx), com orientação de página: Retrato; conforme modelo disponibilizado no site;
  • Ao anexar no sistema deverá incluir os arquivos em dois formatos pdf e powerpoint;
  • Configurar as páginas com tamanho 15,87cm x 25,40cm (largura x altura), para exibição na tela: 16:9;
  • Usar tipos de fonte Arial ou similar e tamanho mínimo 12 para conteúdo geral e 10 para referências bibliográficas;
  • No slide inicial, incluir cabeçalho contendo logotipo do evento, o código (tema – número) e o título do trabalho, seguidos do(s) nome(s) do(s) autor(es) e da instituição onde trabalham ou endereço para contato;
  • Nos demais slides, incluir cabeçalho contendo apenas o código e o título do trabalho;
  • É recomendável a utilização de imagens e gráficos.

Os certificados dos autores serão disponibilizados para impressão no site do evento, 10 dias após o término do evento.

Instruções para apresentação do trabalho oral

Todos os trabalhos aprovados para apresentação oral, cujos textos completos foram enviados e a inscrição do autor/Apresentador foi efetuada, serão inseridos na programação do Congresso organizados por sessões, que estarão disponíveis no site a partir de 30 de abril.

  1. A ordem dos trabalhos determinada pela Comissão Organizadora deverá ser mantida, não sendo possível a troca de horários;
  2. O tempo máximo de apresentação de cada trabalho é de 15 minutos, seguidos de 5 minutos para perguntas;
  3. As apresentações devem ser feitas em power point, seguindo as seguintes diretrizes:
    • Usar o formato PowerPoint, com orientação da página: Paisagem, conforme modelo disponibilizado;
    • Os arquivos, salvos em ppt ou pptx, devem ser nomeados com os números do tema e do número do trabalho – Ex. IV – 001 (Tema IV e código do trabalho 001);
    • Incluir slide inicial contendo o logotipo do evento, o código (tema e número) e o título do trabalho, seguidos do(s) nome(s) do(s) autor(es);
    • Incluir informações para contato com os autores no slide final;
    • Utilizar tipo de fonte (Arial ou similar) e tamanho de letra (mínimo 14) adequada para visualização em salas de porte médio; e
    • É recomendável a utilização de imagens e gráficos.
  1. Durante o Congresso, os autores deverão atender as seguintes instruções:
    • O arquivo da apresentação deverá ser entregue na sala da mídia desk;
    • Os apresentadores deverão comparecer à sala programada com antecedência mínima de 20 minutos para a entrega da apresentação aos operadores;
    • O tempo estipulado para cada trabalho deverá ser rigorosamente obedecido, tanto para início quanto para término de cada apresentação.
  1. Em todas as salas estará disponível para as apresentações projetor multimídia (data show) com microcomputador e, por segurança, não será permitida a utilização de equipamentos pessoais;
  2. Os trabalhos podem ser apresentados por não autores quando devidamente autorizados por um de seus autores formais, por meio do modelo de autorização a ser enviada para o e-mail katia.bella@abes-dn.org.br até 05 de maio de 2025.
    O apresentador deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Congresso. Clique aqui para baixar o modelo de autorização
  1. Os trabalhos orais aprovados e não apresentados no Congresso não serão incluídos nos anais do evento;
  2. Os certificados dos autores serão disponibilizados para impressão no site do evento, 10 dias após o término do mesmo.

Informações e dúvidas

Informações sobre trabalhos técnicos entre em contato com:                                                    

katia.bella@abes-dn.org.br
(21) 97990-0014

Um evento inovador que traz as discussões mais importantes sobre o saneamento ambiental e a transição energética no Brasil

Congressistas
4300
Painéis
0
Visitantes
9300
Área ocupada
3000
Expositores
0
  • 00Dias
  • 00Hora
  • 00Minutos
  • 00Segundos

A contagem regressiva já começou. Prepare-se!

Cota Empresa de Saneamento Anfitriã
Cota Diamante
Cota Platina
Cota Titânio
⁠Cota Safira
Cota Rubi
Cota Esmeralda
Apoio Institucional
Realização
Organização

33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – FITABES 2025

25 a 28 de maio de 2025
Brasília – DF

Receba as novidades do evento:

33º Congresso da ABES / Fitabes 2025
©2025 – Todos os direitos reservados